Componente prática que proporciona um contacto direto com o mercado, através do corpo docente e da oportunidade de criar portefólio com apresentação em formato pitch, a profissionais da indústria publicitária.
As marcas estão cada vez mais conscientes de que precisam se destacar na vida dos seus consumidores, para além da qualidade de seus produtos e serviços. As pequenas e médias empresas também começam a perceber a necessidade de se impor na publicidade para atingir públicos maiores. O crescimento do investimento publicitário é uma variável confiável, os profissionais de publicidade precisam de estar, cada vez mais aptos a compreender as diferentes características da comunicação publicitária nos mais diversos segmentos.
A publicidade deve ser entendida como uma área própria, capaz de passar uma mensagem e criar realidades sociais, econômicas e culturais. Ser publicitário hoje é ter um conhecimento científico plural, que visa a compreensão dos fenômenos e a aquisição do pensamento crítico e conjectural. É, portanto, responsabilidade dos anunciantes utilizar essas ferramentas para alcançar novos pontos de vista nas performances comunicacionais humanas.
Se há um grande desafio em ser um profissional de publicidade, esse desafio é libertarmo-nos de todos os nossos preconceitos sobre a vida. O publicitário é um formador social da cultura, o vetor que guiará, através de diferentes linguagens, as realidades possíveis que serão dadas em contextos específicos. Por isso, devemos deixar de lado tudo o que está "certo" ou "errado", "bonito" ou "feio" dentro da nossa realidade, para construir um mundo harmonioso para todas as existências possíveis. Ser publicitário não é vender "coisas" criativamente, mas construir realidades que integrem razoavelmente todas as existências e resistências, este é o nosso desafio diário.
Início
Outubro 2025
Duração
9 meses
Horário
Pós-Laboral | 2 dias por semana
Idioma
Português
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE | FORMATO |
---|---|---|
Estudos Interdisciplinares | Fernando Mendes | presencial |
Design Estratégico | João Peral | presencial |
Tendências e Inovação | Daniela Marzavan | presencial |
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE | Formato |
---|---|---|
Técnicas e Ferramentas de Creative Advertising | Verónica Silva | presencial |
Debrief Criativo & Processos de Cocriação em Publicidade | Camila Jordão | presencial |
Copywriting & Direção de Arte | Pedro Magalhães | presencial |
Design Especulativo para Creative Advertising | Ricardo Almeida | blended |
Direção em Creative Advertising - Atendimento, Planeamento, Mídia & Design | Mário Rosa | presencial |
Transmedia Storytelling & Advergames | João Filipe Belo | presencial |
Economia Criativa & Inteligência de Mercado para Publicidade | João Brito | presencial |
Curadoria para Creative Advertising & Liderança Criativa (Portfólio) | Rodrigo Morais | blended |
Os alunos irão adquirir competências para funções de Creative Advertising para integrar equipas multidisciplinares em:
Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
O Mestrado em Design e Publicidade assenta na junção das áreas do design e do marketing. Conhece o programa aqui.
Programa pensado na construção de portfolio de valor para o mercado através do desenvolvimento de projetos práticos e diferenciadores no domínio das Indústrias Criativas, com base no design, na publicidade, na tecnologia digital interativa, como elementos impulsionadores de inovação e criatividade.
Formação especializada que permita a aquisição de competências aplicadas ao marketing e à criatividade, assente nas melhores práticas e lecionada por um corpo docente com experiência comprovada na área.
Competências aplicadas na criação, ativação e gestão de Marcas, assente nas melhores práticas do mercado.