As marcas estão cada vez mais conscientes de que precisam se destacar na vida dos seus consumidores, para além da qualidade de seus produtos e serviços. As pequenas e médias empresas também começam a perceber a necessidade de se impor na publicidade para atingir públicos maiores. O crescimento do investimento publicitário é uma variável confiável, os profissionais de publicidade precisam de estar, cada vez mais aptos a compreender as diferentes características da comunicação publicitária nos mais diversos segmentos.
A publicidade deve ser entendida como uma área própria, capaz de passar uma mensagem e criar realidades sociais, econômicas e culturais. Ser publicitário hoje é ter um conhecimento científico plural, que visa a compreensão dos fenômenos e a aquisição do pensamento crítico e conjectural. É, portanto, responsabilidade dos anunciantes utilizar essas ferramentas para alcançar novos pontos de vista nas performances comunicacionais humanas.
Se há um grande desafio em ser um profissional de publicidade, esse desafio é libertarmo-nos de todos os nossos preconceitos sobre a vida. O publicitário é um formador social da cultura, o vetor que guiará, através de diferentes linguagens, as realidades possíveis que serão dadas em contextos específicos. Por isso, devemos deixar de lado tudo o que está "certo" ou "errado", "bonito" ou "feio" dentro da nossa realidade, para construir um mundo harmonioso para todas as existências possíveis. Ser publicitário não é vender "coisas" criativamente, mas construir realidades que integrem razoavelmente todas as existências e resistências, este é o nosso desafio diário.