Pós-Graduação em Jornalismo Digital

Prepara connosco o futuro da informação.

  • Pós-Graduações
  • Pós-Graduação em Jornalismo Digital
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Pós-Graduação em Jornalismo Digital

A Pós-Graduação em Jornalismo Digital oferece uma perspetiva única das práticas jornalísticas do futuro ao criar a oportunidade para testar projetos inovadores e ferramentas de inovação na construção de novas narrativas digitais.

A transformação digital das últimas duas décadas provocou uma revolução no jornalismo. Mudou quase tudo: os modelos de negócio foram postos em causa, nasceram novos formatos, mudaram os paradigmas, surgiram novos adversários.

Contribuir para o futuro do jornalismo implica um repensar das competências que o jornalista deve ter para lá dos compromissos éticos e deontológicos essenciais. Por isso, esta Pós-Graduação oferece uma abordagem absolutamente inovadora, para que possas ser parte da solução necessária a uma indústria em mudança.

Esta formação surge em resposta à premente necessidade do mercado de uma formação especializada e atualizada, assente nas melhores práticas e lecionada por um corpo docente com experiência comprovada na área.

InícioNovembro
Duração10 meses
HorárioPós-Laboral | 2 vezes por semana
IdiomaPortuguês

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.
Formato Blended

Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo sessões presenciais e até 20% de aulas online live.

Porquê a Pós-Graduação em Jornalismo Digital?

Parceiro

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

MÓDULO I | INOVAÇÃO
MÓDULO II | ÁUDIO DIGITAL
MÓDULO III | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
MÓDULO IV | INTERATIVIDADES
PROJETO
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
História do Jornalismo Digital *Bruno Contreiras Mateus
Modelos de Negócios *Diogo Queiroz de Andrade
Masterclass | Negócios dos Conteúdos DigitaisPedro Leal (RR)
Storytelling *João Lacerda Matos
* Decorre em formato blended
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Narrativas ÁudioJoão Cunha (RR)
Masterclass | A Rádio e o Futuro do ÁudioJoão Cunha (RR)
Masterclass | Usar a voz para ComunicarJoão Cunha (RR)
Podcasting - O Audio que veio do FuturoCatarina Santos (RR)
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Aplicações e FerramentasDiogo Queiroz de Andrade
Desenvolvimento de Algoritmos(aguarda confirmação)
Masterclass | Como a IA está a mudar o Negócio da ComunicaçãoHugo Pinto
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
GamificaçãoMariana Moura Santos
DadosMilton Cappelletti
Masterclass | InteratividadeManuel Molinos
Masterclass | UX na WebBruno Nobre
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Masterclass | Gestão de ProjetosFrancisco Afonso
Desenvolvimento de Projeto Final *Bruno Contreiras Mateus
* Decorre em formato blended

Coordenação

Bruno Contreiras Mateus
Diretor Interino do Diário de Notícias e Diretor Editorial do Dinheiro Vivo
Diogo Queiroz de Andrade
Administrador no Global Media Group e Jornalista

Saídas profissionais

Jornalismo
Produtores de Conteúdo
Marketing Editorial
Comunicação
Estratégia e Consultoria
Gestão de Produto Editorial

Admissões e Candidaturas

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português

Pós-Graduação em Creative Advertising

Componente prática que proporciona um contacto direto com o mercado, através do corpo docente e da oportunidade de criar portefólio com apresentação em formato pitch, a profissionais da indústria publicitária.

Novembro 2024

Presencial

9 meses

30 ECTS

Português