Pós-Graduação em Social Media e Content Marketing - Porto

Foco no desenvolvimento de estratégias na criação de conteúdos para Social Media de forma criativa e coerente com a Marca.

  • Pós-Graduações
  • Pós-Graduação em Social Media e Content Marketing - Porto
ApresentaçãoPlano de estudosCorpo docenteSaídas profissionaisAdmissões

Pós-Graduação em Social Media e Content Marketing, Porto

No contexto atual, a profusão de plataformas de comunicação e tipos de conteúdo, a democratização da produção de conteúdos e a velocidade a que circula a informação representam enormes desafios, mas simultaneamente grandes oportunidades, para marketeers, publicitários e todos os profissionais ligados à criação, desenvolvimento e gestão de marcas.

Os Marketeers têm recorrido cada vez mais a estratégias de Marketing de Conteúdo focados nos Social Media, para, não só auxiliar a construção da Notoriedade da marca e aumentar as vendas, mas também para criar uma conexão real com o consumidor. O sucesso dos processos de criação, gestão e comunicação de Marcas assenta agora na partilha de poder com o cliente, no diálogo constante e na oferta de valor em forma de conteúdo.

Assim, a Pós-Graduação em Social Media & Content Marketing está desenhada para dotar os profissionais de competências que os permitam compreender o cenário completo, desde a definição das estratégias até à criação e avaliação dos impactos dos diferentes conteúdos.

Devido à componente prática, este programa cria oportunidades para os profissionais colaborarem em conjunto com agências e Marcas parceiras com forte presença no mercado através do método “learning by doing”.

InícioNovembro 2024
Duração11 meses
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.
Formato Blended: Aulas Online e Presencial

Modelo académico totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo sessões presenciais e até 20% de aulas online live.

Porquê a Pós-Graduação em Social Media e Content Marketing?

Aulas práticas e Seminários com presença de convidados Experts

Programa com um contexto prático, de forma a incentivar a criatividade, o problem-solving e a criação de estratégias de criação de conteúdos para social media, através de aulas teórico-práticas. Neste programa serão convidados experts da respetiva área, que possam contribuir para a consolidação das aprendizagens, através da partilha das suas experiências no mercado.

Aplicação imediata do conhecimento

Neste programa, os estudantes serão desafiados a desenvolver competências através de trabalhos práticos. Haverá ainda um desafio principal, proposto por uma marca parceira, que será respondido ao longo de varios módulos, com uma metodologia de aprendizagem de learning by doing (aprender a fazer), tendo por base o problem-solving (resolução de problemas).Metodologia Project Based-Learning, num ambiente desafiante, de aplicação prática, onde os conhecimentos adequiridos, em larga medida, são a partir de respostas a desafios e situações práticas

Parceria com uma Marca para o desenvolvimento de um projeto final

Desenvolvimento de um projeto final, em parceria com uma Marca, que irá lançar um desafio aos estudantes que os fará explorar todas as dimensões inerentes à criação e implementação de estratégias de conteúdos para os social media. No final da Pós-Graduação, o projeto final será apresentado à Marca, em formato Pitch, permitindo assim uma aprendizagem onde a realidade do mercado está simulada e presente.

Conteúdos relevantes, credíveis e atualizados

Ambiente académico inovador onde a criatividade e o Marketing trabalham para o sucesso das áreas associadas ao Social Media e à criação de conteúdos e contacto com as mais recentes tendências utilizadas no mercado por profissionais de Social Media e produção de conteúdos para Marketing.Contacto com as mais recentes tendências utilizadas no mercado por profissionais de social media e produção de conteúdos para marketing

Aprender com casos reais

Os estudantes serão expostos às dimensões estratégicas, operacionais e criativas de diferentes organizações para a criação de conteúdos digitais para social media.

Corpo Docente de Excelência

Corpo Docente de excelência constituído por empresários, empreendedores e criadores de conteúdos digitais com larga experiência no mercado.

Parceiros

A Pós-Graduação em Social Media & Content Marketing conta com a colaboração de várias Marcas e Instituições.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

Destinatários

  • Gestores de Marketing, de Marca e/ou de Comunicação;
  • Estrategas, Designers e Accounts de agências de marketing/comunicação;
  • Community Managers de agências de Marketing/Comunicação;
  • Consultores e Freelancers de Marketing;
  • Criadores de Conteúdo (Bloggers, Youtubers, TikTokers, Instagrammers, Podcasters);
  • Empreendedores/Empresários que necessitem de dominar as competências de Social Media e Marketing de Conteúdo para potenciar negócios;
  • Profissionais das áreas de Comunicação Social e Jornalismo;
  • Profissionais das áreas de Gestão, Economia, Marketing, Design e Multimédia (digital, som, imagem e fotografia) interessados em compreender e saber usar os Social Media e respetiva criação de conteúdos digitais;
  • Estudantes graduados em Marketing, Publicidade, Comunicação, Branding, Webdesign que procuram um aprofundamento de competências em Social Media e Marketing de Conteúdo.

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

UNIDADES CURRICULARES | SOCIAL MEDIA
UNIDADES CURRICULARES | MARKETING DE CONTEÚDO
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Marketing e Branding no Contexto DigitalPatrícia Nunes Coelho
Estratégia e Gestão de ConteúdoVera Monteiro
Ecossistema Digital e as Comunidades de MarcaBruno Oliveira
Social Listening e MonitoringGeorg Dutschke
Social Media AdvertisingTeresa Calado
Marketing de InfluênciaJéssica Marques
Seminário | “A Marca pessoal e o Linkedin”orador convidado
Apresentação intermédia do Projeto-
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
As Bases do Marketing de ConteúdoCatarina Pestana
Formatos e Plataformas para Marketing de ConteúdoCatarina Pestana
Branding e o Poder do StorytellingAna Margarida Oliveira
O Podcasting na Estratégia de Marketing de ConteúdoLuís Loureiro
SEO, SEM e Criação de Conteúdo Tomás Rogeroni
Tendências de Marketing de ConteúdoMiguel Boavida
Seminário | Apresentação de Trabalhos Finais orador convidado
Apresentação de Trabalhos Finais -

Coordenação

João Pedro Bernardes
António Mendes

Saídas profissionais

  • Social Media Brand Manager
  • Digital Marketing Specialist
  • Social Media Strategist
  • Social Media Manager
  • Community Manager
  • Social Media Analyst
  • Content Creator
  • Content Planner
  • Social Advertiser
  • Influencers/Bloggers

Candidaturas e Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, pelo processo de admissão presencial ou via o processo de admissão online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de candidatura, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Branding - Porto

Conhecimento de técnicas de como usar o marketing e o branding para construir um negócio forte, único e inovador.

Novembro

Presencial

9 meses

28,5 ECTS

Português